O Portugal Fashion está de volta ao Porto com desfiles no Museu do Carro Elétrico.

O Portugal Fashion está de volta ao Porto com desfiles no Museu do Carro Elétrico. Esta edição do evento de promoção da moda portuguesa destaca as criações nacionais e também traz designs de oito países africanos. O evento optou por realizar os desfiles no Museu do Carro Elétrico devido à sua beleza arquitetural, proximidade ao Rio Douro e a associação à sustentabilidade e mobilidade elétrica.

A 53ª edição do Portugal Fashion começa com um dia dedicado ao projeto Canex Presents Africa. Portugal Fashion, que inclui um roteiro industrial para identificar possíveis parceiros de produção e o lançamento do programa de mentoria para os 10 designers que fazem parte desta parceria. O evento enfatiza a sua crescente internacionalização, com a participação de designers de oito países africanos.

O calendário de desfiles inclui a apresentação de novos talentos portugueses no setor de design, com destaque para o espaço BLOOM e o regresso da marca ARIEIV. Nos dias seguintes, serão apresentadas as novas coleções de designers emergentes e consagrados, bem como a indústria de calçados, acessórios, moda sustentável e joalheria.

 

No que diz respeito a apoios, a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto, mencionou que esta edição é de transição e aguarda a abertura do aviso para submissão de candidaturas ao programa Portugal 2030. O Portugal Fashion foi criado em 1995 e tradicionalmente financiado em grande parte por fundos europeus, mas com o fim do programa Portugal 2020, o evento aguarda financiamento através do programa Portugal 2030.